sábado, 6 de agosto de 2016

Meu olhar sobre a estrutura olímpica 2016

Por Verenna Araújo

Essa é a XXXI Olimpíada, é um evento multiesportivo que neste ano de 2016 estará rolando na cidade do Rio de Janeiro, nos meses de agosto e setembro, que também serão realizadas as paraolimpíadas. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão de Comitê Olímpico Internacional, ocorrido em Copenhague na Dinamarca, em 02 de outubro de 2009. É a primeira vez que uma olimpíada é sediada na América do Sul, mas pela América Latina a cidade do México em 1968 foi a contemplada. 

A maioria dos jogos serão realizados na zona oeste na região da Barra da Tijuca, no Parque Olímpico do Rio, Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, além do Rio de Janeiro as cidades de São Paulo, Salvador, Manaus, Belo Horizonte e Brasília também estarão recebendo jogos de futebol. 

Sobre o Parque Olímpico

Ele teve sua construção iniciada em 6 de julho de 2012, são nove espaços esportivos e sete deles têm estrutura permanente, e após os jogos a Arena Carioca 3 se tornará uma escola de esportes e os outros seis locais será o Centro Olímpico de Treinamento.

A realidade é que estruturas como essas trazem benefícios à comunidade como a prática esportiva, inclusão social e melhorias de vida. Mas vi muito improviso em outras obras, como uma passarela na Barra que dá acesso ao Parque olímpico para os transportes públicos e vice-versa; coisa de louco, um emaranhado de ferro e madeira que me deu medo de andar, podem conferir pelas fotos abaixo.

A maioria dos moradores não estão contentes com o evento, pois o Rio de Janeiro está numa crise braba assim como o país; saúde pública um caos, enfim, aquela situação que vem sendo mostrada pela mídia nos últimos tempos, estádio que "precisou" de mais de 1 bilhão de reais para estar pronto e por aí vai.

Há dezenas de ônibus e outros veículos para colaboradores e atletas que tem disponível uma via exclusiva para deslocamento dentro da cidade. O BRT e suas linhas expresso e parador para diversos bairros estão sendo de muita serventia, eu usei bastante, também foi pensado para as olimpíadas e já é da população desde 2012 e está em expansão. Os novos metrôs deram início em 2013, achei uma boa estrutura.

Confiram algumas imagens que fiz do complexo esportivo o mais perto que pude, e ainda tive sorte de ver o treinamento dos ciclistas da Rússia. 

Em 2012 quando Rio de Janeiro foi eleito sede



A estrutura da passarela improvisada


Passarela




Equipe ciclismo Rússia






no Rio Metro

Passarela a noite




Nenhum comentário: